Relativo a pesquisa do trabalho de Microinformática (UFRPE), Grupo:Eliel, Flávia, Marcos, Oberdan, Priscila e Rafael. |
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Desde algumas décadas em que a sociedade vigente vem sendo fortemente marcadas por inúmeros avanços tecnológicos, as mudanças mais evidentes são feitas na internet e em todas as suas ferramentas.
Entretanto, apesar das fontes de informações atuais se multiplicarem assustadoramente a população parece ainda acreditar que a rede de ensino encontra-se em pleno século XIX, em que os únicos instrumentos utilizáveis dentro de uma sala de aula são a voz e o conhecimento exclusivo do professor.
O problema central é que o sistema educacional foi planejado para outra era. Ele precisa colocar-se no tempo e adequar o profissional a não ser “adestrador”, como cita Luli Radfahrer, mas ser um guia no desenvolvimento da estrutura não só informativa como também, criativa do discente.
O docente por, muitas vezes, não compreender o valor educacional que a internet pode vir a proporcionar “agride” o poder de escolha de seus alunos e por vezes acaba perdendo a credibilidade, pois essa “Era Midiática” não é algo que possa ser parado, apenas adequado a critérios.
A globalização trouxe aos indivíduos pesos como: conhecimento técnico, rapidez informacional, e multidisciplinaridade. Porém, essa ferramenta irá torna-se boa ou ruim dependendo do seu usuário. O papel dos educadores, nos tempos “tecnoinformacionais”, está relacionado com o desenvolvimento da consciência do bom uso dessas mídias.
Um bom desafio que poderia ser proposto seria a de construir junto com os discentes sites, blogs (entre outras ferramentas), vários vídeos, textos e imagens que estimule, ensinem e divirtam os “navegadores” a temas úteis e diversificados que produza algum impacto saudável a sociedade.
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