segunda-feira, 26 de setembro de 2011



Relativo a pesquisa do trabalho de Microinformática (UFRPE),
Grupo:Eliel, Flávia, Marcos, Oberdan, Priscila e Rafael.






Banco Central do Brasil, autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, foi criado em 31.12.64, com a promulgação da Lei n° 4.595.
Antes da criação do Banco Central, o papel de autoridade monetária era desempenhado pela Superintendência da Moeda e do Crédito - SUMOC, pelo Banco do Brasil - BB e pelo Tesouro Nacional.
A SUMOC, criada em 1945 com a finalidade de exercer o controle monetário e preparar a organização de um banco central, tinha a responsabilidade de fixar os percentuais de reservas obrigatórias dos bancos comerciais, as taxas do redesconto e da assistência financeira de liquidez, bem como os juros sobre depósitos bancários. Além disso, supervisionava a atuação dos bancos comerciais, orientava a política cambial e representava o País junto a organismos internacionais.
O Banco do Brasil desempenhava as funções de banco do governo, mediante o controle das operações de comércio exterior, o recebimento dos depósitos compulsórios e voluntários dos bancos comerciais e a execução de operações de câmbio em nome de empresas públicas e do Tesouro Nacional, de acordo com as normas estabelecidas pela SUMOC e pelo Banco de Crédito Agrícola, Comercial e Industrial.
O Tesouro Nacional era o órgão emissor de papel-moeda.
Após a criação do Banco Central buscou-se dotar a instituição de mecanismos voltados para o desempenho do papel de "banco dos bancos". Em 1985 foi promovido o reordenamento financeiro governamental com a separação das contas e das funções do Banco Central, Banco do Brasil e Tesouro Nacional. Em 1986 foi extinta a conta movimento e o fornecimento de recursos do Banco Central ao Banco do Brasil passou a ser claramente identificado nos orçamentos das duas instituições, eliminando-se os suprimentos automáticos que prejudicavam a atuação do Banco Central.
O processo de reordenamento financeiro governamental se estendeu até 1988, quando as funções de autoridade monetária foram transferidas progressivamente do Banco do Brasil para o Banco Central, enquanto as atividades atípicas exercidas por esse último, como as relacionadas ao fomento e à administração da dívida pública federal, foram transferidas para o Tesouro Nacional.
A Constituição Federal de 1988 estabeleceu dispositivos importantes para a atuação do Banco Central, dentre os quais destacam-se o exercício exclusivo da competência da União para emitir moeda e a exigência de aprovação prévia pelo Senado Federal, em votação secreta, após argüição pública, dos nomes indicados pelo Presidente da República para os cargos de presidente e diretores da instituição. Além disso, vedou ao Banco Central a concessão direta ou indireta de empréstimos ao Tesouro Nacional.
A Constituição de 1988 prevê ainda, em seu artigo 192, a elaboração de Lei Complementar do Sistema Financeiro Nacional, que deverá substituir a Lei 4.595/64 e redefinir as atribuições e  estrutura do Banco Central do Brasil.
 
Fonte: http://www.bcb.gov.br/?HISTORIABC

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Grupo Solidário CativAção





Relativo a pesquisa do trabalho de Microinformática (UFRPE),
Grupo:Eliel, Flávia, Marcos, Oberdan, Priscila e Rafael.



O GCPS tem como objetivos principais: auxiliar na recuperação de pessoas em seus diferentes problemas de saúde através do humor, da música, teatralização, contação de história e inúmeras atividades a se adequar com cada ambiente de intervenção. Auxiliar Instituições que “abracem” causas comuns ao GRUPO no sentido de auxiliá-las através de doações, eventos etc.; promover a defesa de causas sociais, coletivas e relativas aos direitos humanos e dos povos; estimular o aperfeiçoamento e o cumprimento de legislação que instrumentalize a consecução dos presentes objetivos; promover projetos e ações que visem; estimular a parceria, o diálogo local e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visem interesses comuns.

Os locais de intervenção propostos  pelo Grupo CativAção - Projeto Solidário são: Hospitais, ONGS, Abrigos, Creches, etc.O grupo conta com a participação de estudantes e profissionais de diversas áreas solidários a proposta do projeto.

tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”
Antoine de Saint-Exupéry 

Era da "onlinização"


Relativo a pesquisa do trabalho de Microinformática (UFRPE),
Grupo:Eliel, Flávia, Marcos, Oberdan, Priscila e Rafael.




http://leals.files.wordpress.com/2009/11/internet_1.jpg



Desde algumas décadas em que a sociedade vigente vem sendo fortemente marcadas por inúmeros avanços tecnológicos, as mudanças mais evidentes são feitas na internet e em todas as suas ferramentas.
Entretanto, apesar das fontes de informações atuais se multiplicarem assustadoramente a população parece ainda acreditar que a rede de ensino encontra-se em pleno século XIX, em que os únicos instrumentos utilizáveis dentro de uma sala de aula são a voz e o conhecimento exclusivo do professor.
O problema central é que o sistema educacional foi planejado para outra era. Ele precisa colocar-se no tempo e adequar o profissional a não ser “adestrador”, como cita Luli Radfahrer, mas ser um guia no desenvolvimento da estrutura não só informativa como também, criativa do discente.
O docente por, muitas vezes, não compreender o valor educacional que a internet pode vir a proporcionar “agride” o poder de escolha de seus alunos e por vezes acaba perdendo a credibilidade, pois essa “Era Midiática” não é algo que possa ser parado, apenas adequado a critérios.
A globalização trouxe aos indivíduos pesos como: conhecimento técnico, rapidez informacional, e multidisciplinaridade. Porém, essa ferramenta irá torna-se boa ou ruim dependendo do seu usuário. O papel dos educadores, nos tempos “tecnoinformacionais”, está relacionado com o desenvolvimento da consciência do bom uso dessas mídias.
    Um bom desafio que poderia ser proposto seria a de construir junto com os discentes sites, blogs (entre outras ferramentas), vários vídeos, textos e imagens que estimule, ensinem e divirtam os “navegadores” a temas úteis e diversificados que produza algum impacto saudável a sociedade.